Engenharia Civil

O Trabalho de Conclusão de Curso está regido pela Resolução CONSEPE/UFERSA nº 003/2019, de 22 de outubro de 2019 (Lincar a resolução), que estabelece normas regimentais para o TCC no âmbito da UFERSA. O trabalho de conclusão de curso corresponde a um apanhado de ideias sobre um tema relacionado a área de Engenharia Civil que comprovem que o discente possui domínio e capacidade mínima para exercer com ética, conhecimento, técnica e responsabilidade a profissão de Engenheiro Civil.

Este trabalho consiste em uma dissertação com defesa pública, Para isto, o trabalho deverá ser antecedido por um projeto de TCC com tema vinculado a área de Engenharia Civil. O mesmo será apreciado pelo colegiado do curso que emitirá parecer sobre a sua continuidade ou não.

O TCC pode ser cursado a partir do é proposto como integrante ao nono semestre letivo, obrigatoriamente, apresentado perante uma banca examinadora (defesa pública) composta por, no mínimo 03 (três) membros titulares e 1 (um) suplente, indicados pelo(a) orientador(a), com conhecimentos e atuação em áreas afins. Cabe à banca atribuir conceito “Aprovado” ou “Reprovado” respectivo ao desempenho do(a) discente no componente curricular TCC.

A matrícula deste componente deverá ser solicitada junto a coordenação do curso, respeitando o calendário acadêmico vigente. Os documentos necessários são:

• PROJETO DE TCC, contendo introdução com problemática, justificativa, objetivos, metodologia resumida e cronograma;
  • Carta de Aceite de orientação do orientador. Caso exista a pessoa do coorientador, também será exigida a carta de aceite, não sendo obrigatória a vinculação com o curso. A carta deverá conter nome completo e matrícula do docente orientador e do discente orientando, com a informação explicita de ACEITE e tema do trabalho.

A solicitação da matrícula deste componente deverá ser entregue a coordenação do curso em data anterior, respeitando o mínimo de 5 dias úteis e o máximo de 10 dias úteis, referente à data limite para a matrícula, registrada pelo calendário acadêmico vigente, de maneira que o colegiado tenha a possibilidade a apreciar e as matrículas possam ser efetivadas.

Click em Formulário de solicitação de matrícula de TCC para acessar o formulário de solicitação de matrícula de TCC.

OBS. Em caso de não cumprimento dos prazos de defesa do TCC, o discente será reprovado com nota zero registrado no SIGAA.

Após fazer seu trabalho, chega o momento de marcar a defesa, criar a banca e solicitar à coordenação o registro da banca, para isso, existe um PRAZO-LIMITE para defesa de TCC definido no CALENDÁRIO ACADÊMICO, portanto, atento e planejado a este prazo, preencha o FORMULÁRIO SOLICITAÇÃO DE BANCA DE TCC ENG CIVIL e SOLICITE QUE SEU ORIENTADOR ENVIE (somente ele poderá fazê-lo) ao e-mail da coordenação até data-limite de cerca de uma semana de antecedência.

Por fim, a responsabilidade pela CONSOLIDAÇÃO de sua matrícula, após aprovação em banca, é do ORIENTADOR, cabe a ele fazê-lo.

FORMULÁRIO Solicitação de banca de TCC Eng. Civil

22 de setembro de 2014. Visualizações: 8169. Última modificação: 10/08/2021 10:29:01