Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Engenharia Civil

O projeto pedagógico do curso de Engenharia civil da UFERSA conta com a execução de um Trabalho de Conclusão de Curso, denominado Trabalho Final de Graduação em determinada área teórica-prática ou de formação profissional, como atividade de síntese e integração de conhecimento, devidamente, regulamentado e aprovado pelo seu Conselho Superior Acadêmico, contendo, obrigatoriamente, critérios, procedimentos e mecanismos de avaliação, além das diretrizes técnicas relacionadas com a sua execução. Este trabalho, que deverá obedecer às normas vigentes da Instituição, corresponde a 1,51% da carga horária total do curso.
O Trabalho Final de Graduação tem como objetivo o envolvimento do aluno em um projeto de síntese e integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do Curso, estimulando a sua criatividade e o enfrentamento de desafios. Também, o conteúdo desta disciplina tem o objetivo de integralizar conhecimentos sobre as diversas modalidades ou áreas da engenharia, abordando etapas de um projeto, tais como, concepção, elaboração, execução, operação e manutenção.
O Trabalho Final de Graduação de 60 horas será o desenvolvimento do projeto, a preparação da monografia e do seminário de defesa. O TFG pode ser cursado a partir do 9º semestre. Ao término do período e deverá ser, obrigatoriamente, apresentado perante uma banca examinadora (defesa pública) composta de 03 (três) Professores, sendo um, o orientador da disciplina e os outros dois convidados com conhecimentos e atuação em áreas afins. Cabe à banca atribuir a nota final do aluno na disciplina.

Regulamentação para o TFG 2014.2

RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA Nº 001/2013, de 14 de março de 2013. Estabelece normas gerais relativas aos trabalhos de conclusão de Curso da UFERSA.

O discente, concluinte e que já esteja no 9º Periodo Regular, deve procurar o orientador e definir o tema de seu trabalho.

Deve realizar a matrícula junto a coordenação do curso, tendo já definido o orientador, e preenchido a seguinte ficha de inscrição. Este formulário já deve estar assinado por seu orientador, pelo próprio discente e pelo coordenador do curso.

O TFG é uma atividade obrigatória e obedece a prazos (2014.2) acadêmicos, resumidos a seguir:

Projeto de TFG (Aprovação pelo conselho de curso) 15/10/2014
Defesas (Pública, banca com três membros) 16/01/2015 a 03/02/2015
Entrega das Atas (orientador ao DRE) 16/01/2014 a 21/02/2015
Versão Corrigida (discente ao DRE) 16/01/2015 a 21/02/2015

O descumprimento dos prazos levará o discente à não aprovação no TFG, e consequente não formatura, caso seja concluinte.

De posse do pré-projeto de TFG (ModeloDoc.zip) o discente deve encaminhá-lo (impresso e com a carta de aceite do orientador) para apreciação na reunião do conselho de curso de Engenharia Civil, obedecendo os prazos acadêmicos e calendário de reuniões ordinárias do conselho de curso de Engenharia Civil.

Solicitação de Homologação de Banca para o TFG

Os discentes matriculados no TFG, devem preencher e encaminhar para a coordenação, o termo de solicitação das bancas do TFG..

Observação: É recomendável que a banca conte com pelo menos um docente do quadro de professores de curso de engenharia civil da UFERSA

Solicitação de Cancelamento do TFG

Os discentes matriculados no TFG, devem preencher juntamente com o seu orientador e encaminhar para a coordenação, o termo de solicitação com a justificativa para a não defesa de seu trabalho.

O mesmo deve ser entregue antes da reunião do conselho do curso que deve ocorrer no dia (data a determinar). O conselho avaliará a justificafiva e emirirá o parecer ao orientador, permitindo ou não o cancelamento.

Observação: A não entrega (dentro do prazo) da solicitação de banca ou solicitação de cancelamento do TFG, implicará na reprovação da atividade com nota ZERO, a ser lançada pelo orientador.

Programa de Defesas Públicas de TFG

22 de setembro de 2014. Visualizações: 2593. Última modificação: 13/04/2018 16:21:55