Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Engenharia Civil

As Atividades Complementares têm como objetivo garantir ao estudante uma visão acadêmica e profissional mais abrangente. Estas atividades são componentes curriculares de formação acadêmica e profissional, que complementam o perfil do profissional desejado. Os estudantes de Engenharia de Civil deverão compor 160 horas de Atividades Complementares, que corresponde a 4,53% da carga horária total do curso, para atender as Diretrizes Curriculares Nacionais CNE/CES n° 11/2002 e a resolução CONSEPE/UFERSA 001/2008, de 17 de abril de 2008.

Resolução CONSEPE/UFERSA 001/2008 – Acesse Aqui

O aproveitamento das atividades complementares será feito pela Coordenação do Curso de Engenharia Civil, mediante a devida comprovação. Para a participação dos estudantes nas atividades complementares, serão observados os seguintes:

1. Serem realizadas a partir do sétimo semestre. Não serão permitidos aproveitamentos de atividades complementares de cursos anteriores, inclusive do próprio BCT.

2. Serem compatíveis com o projeto Pedagógico do Curso;

3. Serem compatíveis com o período cursado pelo aluno ou o nível de conhecimento requerido para a aprendizagem;

4. Serem detentores de matrícula institucional;

O Conselho de Curso avaliará o desempenho do aluno nas atividades Complementares, emitindo conceito satisfatório ou insatisfatório e estipulando a carga horária a ser aproveitada, e tomará as providências cabíveis junto ao registro escolar.


ATIVIDADES COMPLEMENTARES – Semestre Atual

Estão disponíveis os formulários para a solicitação por parte dos formandos do Semestre Atual, o aproveitamento das atividades complementares. Para tanto os mesmos devem providenciar:

  1. (1º) Preencher  e assinar o termo de solicitação; Engenharia Civil – Formulário de Entrega de Atividades Complementares
  2. (2º) Preencher a tabela de atividades para aproveitamento; Planilha de Pontuação das horas de Atividades Complementares
  3. (3º) Anexar aos dois itens anteriores, todos os comprovantes relativos das atividades;
  4. (4º) Entregar toda a documentação, contida nos itens anteriores, diretamente a coordenação.

A documentação (completa) será levada a reunião (seguinte) do conselho de curso para avaliação. Após isso, será encaminhado aos formandos do semestre corrente o resultado da avaliação das sua horas e se forem comprovadas, as referidas horas, serão cadastradas diretamente pela coordenação, no SIGAA.

Lembrando que todos devem cumprir 160 horas de atividades complementares, conforme estabelece o PPC do curso. Todavia, o SIGAA reconhece diretamente as disciplinas optativas e eletivas (excedentes) neste critério. Sendo assim, o aluno que tiver mais uma disciplina (de 60 horas, por exemplo) precisa comprovar apenas 100 horas; se tiver mais duas disciplinas (de 60 horas, por exemplo) precisa comprovar 40 horas; se tiver três disciplinas não precisa comprovar horas, pois o próprio SIGAA já o fará em seu histórico.

Não é permitido usar horas de estágios supervisionados Obrigatório e Eletivos. Sendo permitido apenas horas de estágios extra-curriculares, devidamente registrados na PROEC / CIEE / IEL. Apenas declarações de empresas, não serão aceitas.

22 de setembro de 2014. Visualizações: 4806. Última modificação: 23/03/2017 15:43:02