Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Engenharia Civil

O Estágio Curricular Obrigatório é uma atividade que tem o objetivo de integrar o aluno ao ambiente da prática profissional. A vivência prática no estágio possibilita contato e familiarização com equipamentos e processos típicos da vida profissional que não podem ser fornecidos em sala de aula ou laboratório. A formação do profissional necessita experimentar a percepção das limitações e especificidades dos modelos teóricos, em ambiente não controlado, isso amadurece e completa a formação do aluno.

O estágio supervisionado constitui, portanto, uma atividade prática exercida pelo aluno do Curso de Engenharia Civil, em situação real de trabalho tanto em Projetos de Engenharia como em Obras Civis, Empresas Construtoras, Empresas de Consultoria, Instituições e Entidades Públicas ou Privadas, com o objetivo de complementar sua capacitação profissional.

Os estágios supervisionados são programados e supervisionados por membros do corpo docente da instituição formadora visando garantir o contato do formando com situações, contextos e instituições, permitindo que conhecimentos, habilidades e atitudes se concretizem em ações profissionais, sendo recomendável que as atividades do estágio supervisionado se distribuam ao longo do curso.

Na Estrutura Curricular proposta é uma disciplina semestral ofertada no 5º Ano – 10º Período, com caráter integralizante e com carga horária de 180 horas-aula práticas, conforme estabelece as Diretrizes Nacionais, correspondendo 4,53% da carga horária total do curso.

A disciplina será avaliada através de relatórios de andamento mensais e de um relatório final que devem ser entregues ao professor da disciplina de acordo com o cronograma semestral e por ele avaliado.

 

Procedimentos para o Estágio Supervisionado – 2014.2

(i) Procedimentos Administrativos, consistem na formalização do vinculo do estágio, a PROEC – Prorreitoria de Extensão e Cultura é entidade da UFERSA responsável pelos processos administrativos.

Clique no Link – Procedimentos_de_Estagio_PROEC para maiores informações. Para o estágio obrigatório siga para a segunda página do referido link.

(ii) Procedimentos Acadêmicos, após a oficialização do estágio junto a empresa, o discente deve realizar a matricula na atividade, diretamente com o coordenador do curso. Lembrando que o estágio é uma atividade acadêmica e obedece aos prazos estabelecidos no calendário acadêmico institucional.

Para os discentes que vão cursar o Estágio Supervisionado I (OBRIGATÓRIO), deve-se cumprir uma carga horária (mínima) de 180 horas de trabalho, e a realização de relatórios mensais a serem entregues ao orientador de seu estágio.
Documentos a providenciar: (i) Solicitação de Matrícula e (ii) Plano de Estágio.

Para os discentes que vão cursar o Estágio Supervisionado II (ELETIVO), deve-se cumprir uma carga horária de 180 horas de trabalho, e a realização de relatórios mensais a serem entregues ao orientador de seu estágio.      Documentos a providerciar: (i) Solicitação de Matrícula e (ii) Plano de Estágio.

Em ambos os casos deve haver compatibilidade de horários, das atividades de estágio, as demais atividades acadêmicas tais como disciplinas, TFG e outros, não sendo permitido a superposição das mesmas.

Observação 1: Uma vez aprovado o Plano de Estágio, o discente deve cumpri-lo, ou seja, não é permitida a mudança de empresa no transcorrer do estágio, sob a pena de não ter as atividades concluídas no corrente semestre.

Observação 2: Para ter validade o supervisor do estágio deverá ser obrigatoriamente Engenheiro Civil registrado no CONFEA-CREA.

Observação 3: Para ter validade o orientador do estágio deverá ser obrigatoriamente Professor Engenheiro Civil do quadro docente da UFERSA, sendo preferencialmente os docentes vinculados no conselho de curso.

Observação 4: Casos excepcionais devem ser levados e avaliados pelo conselho de curso.

Lei do Estágio – Link

Formulário PROEC – Formulário para Solicitação de Estágio Obrigatório

 

Relatório Mensal de Acompanhamento dos Estágios 2014.2

O discente deve preencher mensalmente o seguinte relatório, e coletar as assinaturas de supervisor da empresa e professor orientador.

A partir do seguinte relatório, deve ser feito um relatório por mês. Entregues até o quinto dia do mês seguinte.

E no mês de março deve ser entregue o relatório final, cujo modelo está disponível abaixo.

Todos os relatórios devem ser entregues ao respectivo orientador. Ao final estes relatórios farão parte do relatorios final.

Modelo Mensal Estágio Supervisionado I

Modelo Mensal Estágio Supervisionado II

Relatório Final dos Estágios 2014.2

O relatório final consiste numa série de documentos que estarão abaixo apresentados, e tem como objetivo dar subsídios para a avaliação do discente, por parte da empresa e por parte da universidade, bem como uma avaliação do discente do programa de Estágio.

Somado a isso, há também uma declaração a ser emitida pela empresa para comprovação das horas efetivamente cumpridas por parte do estagiário.

Por fim, há um relatório escrito, pelo discente, no qual o mesmo relata e documenta de forma concisa, clara e técnica, como foi realizado o seu estágio.

Procedimento final para o estágio supervisionado:

1º Passo – Entregar a empresa (supervisor) a ficha de avaliação e após preenchida anexar ao relatório relatório final.

2º Passo – Entregar a empresa a declaração de horas cumpridas no estágio e após preenchida e devidamente assinada anexar ao relatório final.

3º Passo – Desenvolver o relatório final, que deve também ser assinado pela empresa e orientador. Após concluído, entregar para o orientador para avaliação final.

4º Passo – Entregar ao orientador a ficha de avaliação.

5º Passo – Preencher a avaliação discente, que, após assinada por você, deverá ser entregue (formato impresso) ao coordenador do curso. Além disso, encaminhar em formato digital o relatório final.

6º Passo – Defesa pública, para uma banca de três docentes, que será designada e agendada pelo conselho de curso.

Observação: O orientador deve lançar a nota do aluno diretamente no SIGAA, após realizar as avaliações contidas nos 3º e 4º passos, e depois da realização da defesa pública.

 

Maiores esclarecimentos entre em contato com a coordenação.

22 de setembro de 2014. Visualizações: 4977. Última modificação: 13/11/2014 16:11:58