Engenharia Civil

O município de Mossoró-RN apresenta importância estratégica para o desenvolvimento da Mesorregião do Oeste Potiguar, estando localizada quase no epicentro de duas grandes capitais, Natal-RN e Fortaleza-CE, a cerca de 270 km de distância de cada uma, as quais são ligadas pela BR-304. É o segundo município mais populoso do estado do Rio Grande do Norte (IBGE, 2010) e apresenta o 2º maior Produto Interno Bruto (PIB) do estado do Rio Grande do Norte (IBGE, 2017). Entre o período de 2002 a 2017, o PIB do município passou de, aproximadamente, R$ 1,5 bilhão para R$ 6,1 bilhões, se constituindo no 23º maior PIB da região Nordeste (IBGE, 2017).

Ressalta-se a importância do Rio Grande do Norte como o estado que contém a maior reserva de calcário de boa qualidade do Brasil, com mais de 20 mil km² dessa rocha, tendo destaque o município de Mossoró (IBRAM, 2018). Essa matéria-prima serve para vários segmentos da indústria, principalmente para a fabricação de cimento, o que é de bastante relevância para a área da Engenharia Civil.

A Engenharia Civil é uma área de importância ímpar na economia de um país e com forte repercussão na geração de emprego e renda. De acordo com dados do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), a quantidade de profissionais ativos cadastrados é de 1.005.569, dos quais 342.755 são engenheiros civis, sendo 6.127 (1,8%) pertencentes ao estado do Rio Grande do Norte (CONFEA, 2020). Todavia, a necessidade de profissionais qualificados, que atendam às novas demandas do mercado, é iminente.

A implementação do curso de Engenharia Civil na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, campus Mossoró, ocorreu em 2011, com a primeira turma em 2011.2 (após a conclusão do primeiro ciclo em Ciência e Tecnologia, com ingresso inicial em 2008.2), em um cenário de intenso crescimento econômico e de infraestrutura no município, impulsionadas pela produção de petróleo em terra, como também de sal marinho, e fruticultura irrigada, em grande parte destinada à exportação.

Entretanto, nos últimos anos, a região tem se destacado também no ramo de energias renováveis, em especial a eólica e solar. Ressalta-se que o Rio Grande do Norte é o estado com maior geração de energia eólica, com 13,64 TWh, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEÓLICA, 2018).

Em função da demanda por fontes de energia limpa e do potencial de geração da região, grandes investimentos têm ocorrido na construção de parques eólicos, mais especificamente na Costa Branca, localizadas na área de influência direta da UFERSA, campus Mossoró, a 37,5 e 50,1 km, aproximadamente, tornando-se indispensável a atuação do engenheiro civil em sua concepção e implantação.

Diante das novas perspectivas mercadológicas, as quais exigem um caráter inovador, interdisciplinar e voltado ao desenvolvimento sustentável, a UFERSA, campus Mossoró, propõe uma matriz curricular interdisciplinar e flexível aos futuros discentes. Outro fator a considerar refere-se à democratização do acesso ao ensino superior público de qualidade na área da engenharia civil, contribuindo ainda para a fixação dos alunos e de suas famílias no interior do estado, com importantes reflexos na vida das comunidades e até mesmo na economia local e da região semiárida.

O número de vagas para o curso está fundamentado em estudos periódicos, quantitativos e qualitativos, e em pesquisas com a comunidade acadêmica, que comprovam sua adequação à dimensão do corpo docente (e tutorial, na modalidade a distância) e às condições de infraestrutura física e tecnológica para o ensino e a pesquisa (esta última, quando for o caso).

18 de outubro de 2020. Visualizações: 2037. Última modificação: 18/10/2020 23:32:09