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Engenharia Civil

A formação do egresso deste curso de Engenharia Civil contempla, no núcleo de conteúdos básicos, habilidades e competências nas áreas de Ciências Exatas e Naturais, Ciências Sociais, Humanidades e Empreendedorismo, sendo estas, abordadas principalmente no Primeiro Ciclo (dentro do curso Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia). Além disso, a estrutura curricular permite ao discente optar por cursar outros conteúdos, que contemplam habilidades e competências na área de gestão, estratégia organizacional e qualidade, por exemplo.

Este curso propicia uma formação em nível de graduação, permitindo o reconhecimento pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) das atribuições profissionais plenas como Engenheiro Civil, em todos os campos de atuação profissional para o egresso deste curso, na modalidade Engenharia Civil, norteadas na Resolução N. 1.010 do CREA , a saber: Construção Civil, Sistemas Estruturais, Geotecnia, Transportes, Hidrotécnica, Saneamento Básico, Tecnologia Hidrossanitária, Gestão Sanitária do Ambiente, Recursos Naturais, Recursos Energéticos e Gestão Ambiental. Portanto, é um curso generalista (CONFEA/CREA, 2005). O seu núcleo de conteúdos profissionalizantes e específicos está dividido em seis eixos, ou áreas, principais:

  • Construção Civil;
  • Estruturas;
  • Engenharia de Transportes;
  • Geotecnia;
  • Recursos Hídricos; e

O Art. 3° da Resolução CNE-CES n° 2/2019, de 24 de abril de 2019 (MEC, 2019), especifica algumas características do egresso do curso de graduação em Engenharia:

I – Ter visão holística e humanista, ser crítico, reflexivo, criativo, cooperativo e ético e com forte formação técnica;

II – Estar apto a pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novas tecnologias, com atuação inovadora e empreendedora;

III – ser capaz de reconhecer as necessidades dos usuários, formular, analisar e resolver, de forma criativa, os problemas de Engenharia;

IV – Adotar perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares em sua prática;

V – Considerar os aspectos globais, políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e de segurança e saúde no trabalho;

VI – Atuar com isenção e comprometimento com a responsabilidade social e com o desenvolvimento sustentável. (MEC, 2019, p. 1).

 

A matriz curricular do curso de Engenharia Civil da UFERSA foi prevista com base também na Resolução CNE-CES n° 2/2019, de 24 de abril de 2019 (MEC, 2019). Conforme o Art. 4° desta Resolução, o curso de graduação em Engenharia deve proporcionar aos seus egressos, ao longo da formação, as seguintes competências gerais:

I – Formular e conceber soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seu contexto: a) ser capaz de utilizar técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e análise das necessidades dos usuários e de seus contextos sociais, culturais, legais, ambientais e econômicos; b) formular, de maneira ampla e sistêmica, questões de engenharia, considerando o usuário e seu contexto, concebendo soluções criativas, bem como o uso de técnicas adequadas;

II – Analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos simbólicos, físicos e outros, verificados e validados por experimentação: a) ser capaz de modelar os fenômenos, os sistemas físicos e químicos, utilizando as ferramentas matemáticas, estatísticas, computacionais e de simulação, entre outras; b) prever os resultados dos sistemas por meio dos modelos; c) conceber experimentos que gerem resultados reais para o comportamento dos fenômenos e sistemas em estudo; d) verificar e validar os modelos por meio de técnicas adequadas;

III – Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços), componentes ou processos: a) ser capaz de conceber e projetar soluções criativas, desejáveis e viáveis, técnica e economicamente, nos contextos em que serão aplicadas; b) projetar e determinar os parâmetros construtivos e operacionais para as soluções de Engenharia; c) aplicar conceitos de gestão para planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de Engenharia;

IV – Implantar, supervisionar e controlar as soluções de Engenharia: a) ser capaz de aplicar os conceitos de gestão para planejar, supervisionar, elaborar e coordenar a implantação das soluções de Engenharia; b) estar apto a gerir, tanto a força de trabalho quanto os recursos físicos, no que diz respeito aos materiais e à informação; c) desenvolver sensibilidade global nas organizações; d) projetar e desenvolver novas estruturas empreendedoras e soluções inovadoras para os problemas; e) realizar a avaliação crítico-reflexiva dos impactos das soluções de Engenharia nos contextos social, legal, econômico e ambiental;

V – Comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica: a) ser capaz de expressar-se adequadamente, seja na língua pátria ou em idioma diferente do Português, inclusive por meio do uso consistente das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), mantendo-se sempre atualizado em termos de métodos e tecnologias disponíveis;

VI – Trabalhar e liderar equipes multidisciplinares: a) ser capaz de interagir com as diferentes culturas, mediante o trabalho em equipes presenciais ou a distância, de modo que facilite a construção coletiva; b) atuar, de forma colaborativa, ética e profissional em equipes multidisciplinares, tanto localmente quanto em rede; c) gerenciar projetos e liderar, de forma proativa e colaborativa, definindo as estratégias e construindo o consenso nos grupos; d) reconhecer e conviver com as diferenças socioculturais nos mais diversos níveis em todos os contextos em que atua (globais/locais); e) preparar-se para liderar empreendimentos em todos os seus aspectos de produção, de finanças, de pessoal e de mercado;

VII – Conhecer e aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão: a) ser capaz de compreender a legislação, a ética e a responsabilidade profissional e avaliar os impactos das atividades de Engenharia na sociedade e no meio ambiente; b) atuar sempre respeitando a legislação, e com ética em todas as atividades, zelando para que isto ocorra também no contexto em que estiver atuando; e

VIII – Aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência, da tecnologia e aos desafios da inovação: a) ser capaz de assumir atitude investigativa e autônoma, com vistas à aprendizagem contínua, à produção de novos conhecimentos e ao desenvolvimento de novas tecnologias. b) aprender a aprender. (MEC, 2019, p. 2-3).

A matriz curricular do curso de Engenharia Civil da UFERSA contribui para desenvolver habilidades necessárias para aplicação dos conhecimentos de modo transversal, abrangente e integrado.

26 de setembro de 2014. Visualizações: 3279. Última modificação: 18/10/2020 23:38:22