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Engenharia Civil

O curso de bacharelado em Engenharia Civil do Centro de Engenharias, câmpus Mossoró, tem por finalidade propiciar a formação de profissionais de caráter integrativo, comprometidos com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável, de acordo com às exigências preconizadas na Resolução CNE-CES nº 02, de 24 de abril de 2019, que institui as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Curso de Graduação em Engenharia (MEC, 2019).

Diante essas exigências, a finalidade deste Projeto Pedagógico do Curso (PPC) é contribuir na formação de profissionais, nas diversas áreas de atuação da Engenharia Civil, que atendam às novas exigências do mercado mundial, frente a sua modernização, na qual o saber descontextualizado, baseado em conteúdo, não reflete essas necessidades. Nessa perspectiva, a construção deste documento foi pautada no desenvolvimento de competências, possibilitando aos discentes uma autonomia na relação ensino e aprendizagem, para que estes sejam capazes de aprender a aprender. Aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser (DELORS, 2001).

Essa nova visão propiciará o desenvolvimento das dez competências-chave, definidas no Fórum Econômico Mundial: 1) resolução de problemas complexos; 2) pensamento crítico; 3) criatividade; 4) gestão de pessoas; 5) coordenação; 6) inteligência emocional; 7) capacidade de julgamento e tomada de decisões; 8) orientação para servir; 9) negociação e 10) flexibilidade cognitiva (WEF, 2016).

Dentro desta ótica, este Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Civil, câmpus Mossoró, foi elaborado em conformidade com a base legal (MEC, 2019), bem como com as motivações acadêmicas do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e de forma participativa, envolvendo os egressos do curso de Engenharia Civil deste câmpus. Essa integração possibilitou a construção de um PPC voltado ao atendimento das demandas necessárias à evolução constante do mercado.

Ressalta-se ainda, que, este projeto, sempre que necessário, será atualizado para atender a formação dos profissionais a que o curso se propõe, incluindo ferramentas de autoavaliação e gestão de aprendizagem.

18 de outubro de 2020. Visualizações: 1389. Última modificação: 18/10/2020 23:30:54